Vinhos


Tenho que pôr em dia a lista dos vinhos bebidos nos últimos dias.

Hoje voltei a provar uma garrafa de Redoma (Niepoort) 2003, Douro, tinto(*). Continua fantástico.

Ontem, bebi um EA tinto. A fundação Eugénio de Almeida produz alguns dos melhores vinhos do país (onde se incuem o Cartuxa e o Pêra Manca, tintos). O EA era a melhor coisinha que havia no restaurante de aldeia onde almocei ontem. É suficientemente bom para não sair de lá mal disposto.

Antes de ontem, provei um monocasta do Esporão: Bastardo tinto de 1999. É a primeira vez que vejo este vinho à venda. Não havia garrafas de 75cl: trouxe uma de 50cl. Com um sabor ligeiro a vinho guardado, um travo muito ligeiro e suave a cortiça, o que confirma a veracidade do ano de 1999 gravado no rótulo, mas ao mesmo tempo mostra que não estamos perante um produtor descuidado. É um vinho para continuar a beber.

No dia anterior bebi um “José de Sousa” tinto (o ano, já não me lembro: 2003 ou 2004). O José de Sousa é fermentado, parcialmente, em ânforas de barro como dita a tradição romana. É um vinho excepcional para o preço. Terminei com uma aguardente velha, Carvalho Ribeiro Ferreira, com um travo intenso a cascos de carvalho, tal como um bourbon velho que bebi há 12 anos atrás – Ezra Brooks – (bebi a garrafa toda, obviamente), mas com um toque a uva/bagaço, que não deixa esquecer a origem do precioso líquido.

No Sábado bebi um Quatro Castas tinto, do Esporão (2004?). É um vinho consagrado há muito neste blóguio. Seguiu-se uma aguardente de medronho (na casa do primo do produtor), proibida há muitos anos, mas que se continua a fabricar no interior do Algarve.

Há exactamente uma semana, bebi um Pêra Manca tinto, com o Tao e a trupe, depois de ter estado 2 horas e meia à espera que eles trouxessem as sardinhas, enquanto as brasas iam morrendo no fogareiro. Estava ligeiramente melhor que a garrafa que bebi há uns meses atrás, e mais próximas daquelas 3 que bebi no Ponto Final no ano passado.

Para mais informação sobre vinhos, envie um cheque de 50 euros para este Chornal, juntamente com o seu pedido!

(*) Vinho é tinto. O branco é para meninas e para o James Bond, que o bebe para acompanhar as meninas que vai comer logo a seguir.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *