Com o fim o do Ano do Rato, decidimos abrir umas garrafas e comemorar o ano que aí vem: o Búfalo.
Começámos com um Ferrugento, Douro tinto Reserva 2003, Touriga Nacional, Tinta Roriz e Tinta Barroca, 13% de álcool, pisado a pé em lagares de granito, com 9 meses em carvalho. Contrariamente aos Ferrugentos de 1999 e 2000, o Ferrugento Reserva 2003 deve ter sido pisado por mulheres menstruadas e apresenta um corpo borbulhante e com sabor a pipa velha mal lavada (1). Uma completa desilusão. O que é que aconteceu ao enólogo? Morreu? Foi-se embora? Não lhe pagavam? Não sei. O que eu sei é que comprei 3 garrafas desta zurrapa e vou deixar envelhecer as outras duas durante 6 ou 7 anos a ver o que dá. Ainda há o Ferrugento normal (não Reserva)de 2006, penso eu, que pode salvar a honra da família… mas pelo preço a que se encontra deve ser outra zurrapa. Mais um mito que morre.
Para lavar a boca desta má experiência, abrimos uma garrafa de um néctar já nosso conhecido: o Murganheira, Douro Reserva tinto 1994, Touriga Nacional e Tinta Roriz, 12% de álcool, carvalho francês. Um vinho fantástico, mas com um pequeno problema: as rolhas cederam e o vinho pode começar a deteriorar-se. Daí a pressa em beber as 6 garrafas que comprei naquela loja maravilhosa no Porto. Ainda me falta uma. A minha cunhada, que de vinhos só percebe a expressão “Cheio!”, saboreou com a goela e disse: “É bom”. Mas daí a pouco corrigiu: “Tem um sabor que parece que não amadureceu”. Ela estava a referir-se exactamente ao contrário daquilo que disse. O vinho não tinha o sabor fresco dos vinhos recentes, tinha um sabor já cortado pelo tempo, mas ainda assim era bastante saboroso. Mas para quem só distingue entre copo cheio e garrafa vazia, percebe-se o comentário. Depois de vários “Cheios”, passámos à garrafa seguinte.
Quinta do Côro, Ribatejo tinto 2003 Reserva, Trincadeira Preta, Castelão, Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon, Syrah, Carignan Noir, provenientes, entre outras, de vinhas de 3 a 30 anos, 13% de álcool, desengace parcial, carvalho americano (notou-se imediatamente no sabor) e francês durante 6 meses. O carvalho americano e o Syrah dão-lhe um sabor robusto. Bebe-se bem. Dá inclusive para pintar sapatos.
(1) As pipas mal lavadas (sem enxofre) podem conter bactérias que fermentam e levam a esta condição.