Estive 3 dias a preparar 3 moreias e fritei-as hoje antes da Jam Session anual. Tocou-se de tudo, desde Bach a Deep Purple, com algumas incursões por sons mais levezinhos: Sade, U2, Genesis…
Foto do tao
Para comemorar abrimos uns vinhos e bebemos outros já abertos.
Domingos Soares Franco (colecção privada), Terras do Sado tinto 2003, 13% de álcool, Touriga Nacional. O contra-rótulo dizia que este era um vinho excepcional, e era mesmo. Sabores bem equilibrados, o ácido da fermentação, o doce da fruta, e a madeira.
[Vinho Honesto], Vila Real tinto 2003, e mais não diz. Aliás, não diz nada porque não tem rótulo é um vinho caseiro da quinta de família de um dos jammers. Arranha na língua, tem um sabor forte a madeira e médio a enxofre, denso e de cor escura, não filtrado. Algum tempo depois de aberto bebe-se melhor. Mas acabou.
Bairrada, Bairrada tinto 2003 Reserva, 12,5% de álcool, Baga, Alfrocheiro Preto, Bastardo, Tinta Pinheira. Mais claro que o anterior, menos agreste, mas também com um sabor de vinho tradicional, sem truques.
Luís Pato (vinhas velhas), Beiras tinto 2001, 13% de álcool, Baga (de vinhas com mais de 45 anos), carvalho Francês. Um travo a velho (só o provei 8 horas depois de aberto, pode ter oxidado muito), com um sabor suavemente adocicado e levemente ácido, típico das Bagas do Luís Pato.
Vinha do Álmo, Alentejo (Portalegre) tinto 2000, 12,5% de álcool, quase só Trincadeira com Periquita e Carignan. Da Herdade Perdigão. Só provei uma gota no fundo da garrafa, mas senti uma acidez suave bem num vinho macio e mediamente encorpado. Tenho que voltar a prová-lo.
Passámos ao Esteva, Douro tinto 2007, 13% de álcool. Um clássico já muito apreciado neste Chornal.
Quinta do Côtto, Douro tinto 2003, 12,5% de álcool, mais um com um travo a velho provavelmente porque só o provei (umas gotas no fundo) 8 horas depois de aberto, e oxidou certamente. Pareceu-me mediamente acre, com um sabor verdadeiro a vinho. Mas tenho que voltar a bebê-lo.
Vale de Fornos, Ribatejo tinto 2001, Cabernet Sauvignon, 13% de álcool. Mediamente encorpado, com uma boa mescla de sabores doce e ácido que se mantêm na boca.